segunda-feira, 4 de agosto de 2008

FOTOGRAFANDO MEUS ALUNOS

Olá, caros leitores (todos os oito).

Temos mais uma dúvida para solucionar:
Sou professora, e no devaneio de meus pensamentos confabulei na seguinte idéia, a qual gostaria de saber se é legal. Meus alunos, na tenra idade "teen", após as descobertas tecnológicas, resolveram surtar com sequências enlouquecedoras de fotos sem intenção alguma. Enfim, embora esse fato não aconteça durante as minhas aulas, gostaria de saber, se poderia, por acaso, utilizar-me desse instrumento para fotografar meus alunos, quando estivessem brincando, ou em outra situação inoportuna, para depois, mostrar aos pais o comportamento de seus filhos. Será q essa atitude é legal?
A sua primeira frase já foi um primor: "Sou professora, e no devaneio de meus pensamentos confabulei na seguinte idéia (...)"

Para quem não sabe, segundo o dicionário Michaelis:

devaneio
de.va.nei.o
sm (de devanear) 1 Ato de devanear. 2 Imaginação, fantasia, sonho. 3 Desvanecimento. Var: devaneação, desvaneio.

confabular
con.fa.bu.lar
(lat confabulare) vti e vint V conversar.

Me pergunto de que matéria você dá aula...

Certa vez um cara fez uma pergunta: O direito e a moral se relacionam?

A resposta é: nem sempre.

Existem coisas que são de ordem moral. Dar esmola é uma delas. Você dá se quiser. Se não der, não sofrerá qualquer sanção do poder público por isso. Tudo aquilo que fere a moral é imoral.

Existem coisas que são eminentemente jurídicas. Um exemplo é parar no sinal vermelho. O que tem de moral você parar no sinal vermelho? Nada. Tudo o que fere o direito é ilícito e sofre sanção do poder público (multa, prisão, etc.)

Existem vezes em que a moral e o direito andam de mãos dadas. Quer ver um exemplo? Um filho não pode casar com a mãe (Art. 1521, inciso I do Código Civil). Isso não só é ilegal, como também é moralmente reprovável.

Não existe, na lei, nada que impeça você de fazer o que você descreve. Ou seja, a conduta não é ilegal. Mas, tenha certeza, tem muito de imoral.

Se seus alunos tiram "seqüências enlouquecedoras de fotos" (o que quer que seja isso), fora do horário da sua aula, com todo o respeito, o que você tem a ver com isso?? Você mesma afirma que quer tirar fotos dos seus alunos quando eles estiverem BRINCANDO. Deixa eu te contar uma novidade, que não contam na faculdade: as pessoas, "na tenra idade 'teen'", têm a mania de brincar. Quanto à "qualquer outra situação inoportuna", você precisa ver o que você classifica como "situação inoportuna". Mas, tenha certeza, tirar "seqüências enlouquecedoras de fotos" fora do seu horário de aula não é uma delas.

Isso me lembra algo:





Cada um no seu quadrado, baby!!! Se eles tiram "seqüências enlouquecedoras de fotos" no horário de outra professora, elas é que têm que tomar providências. Se for na hora do recreio, pior ainda.

E psicólogo no seu quadrado.

Meu orkut: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15777895944769380734

10 comentários:

Lord Thanatos disse...

Muito bom texto!

Esta distinção entre imoral e ilícito é algo que deveria aparecer mais vezes em matérias e debates.

A Lei é para todos, porém, os valores morais são variáveis e esta variação ainda é um último oásis para a saúde mental de nossa sociedade.

Creio que ainda se poderia discutir os perigos de se buscar artificialmente uma exagerada uniformidade moral (seria isso radicalismo ? preconceito? seria inútil ?); ou, o contrário, de se legislar com bases muito mais morais do que cívicas! sem trocadilhos! :-P (seria absolutismo ? totalitarismo ?)

Anônimo disse...

Tb fui professora e pelo que vc relata deve ser prof. de ensino fund. I. Sua idéia é excelente, trazer a tecnologia para dentro da sala de aula de uma forma divertidade, mas penso que nos dias de hj, qq atitude pode ser considerada assedio, invasão de privacidade e bla,bla,bla... e vc não ter problemas nem com os pais nem com a direção da escola o correto é vc pedir autorização a direção da escola e aos pais explicando sua idéia e colocando isso como um projeto, pq os pais trabalham tanto, que perdem as vezes grandes momentos dos filhos.
Bom trabaljo

Cíntia Brito disse...

Douta Professora.

Quanto à vossa última pergunta.....
"em outra situação inoportuna, para depois, mostrar aos pais o comportamento de seus filhos. Será q essa atitude é legal?"
== A resposta é NÃO!!!!
Lembre-se que a Contituição da República (tão esquecida e pouco respeitada).... RESGUARDA o Direito à imagem, entre outros tantos....
Ademais, a legislação em vigor É CLARA, proibindo "expor outrem à vexames"....

== Os juridicamente leigos, costumam desrespeitar essas 'regrinhas'....
Mas podem responder por isso ante aos Tribunais e ter que pagar uma 'bela' indenização... incluindo aí, os danos morais causados... (outra polêmica); pois DANOS MORAIS... é tudo aquilo que comprovadamente causa dor, sofrimento, e/ou prejuízo moral à outrem.... e, em tratando-se de 'crianças'... A situação se complica!!!
Ahhh... E tbém, não se esqueça do ECA... ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLECENTE.! = Já que a Sra é uma Profesora de 'teens'... aconselho conhecê-lo de cor! (baixe pela web).
===
Quanto as especificidades do que falei... Meu caro Amigo e Doutor RAFAEL, poderá - com certeza - lhe prestar maiores esclarecimentos.
Forte abraço a todos(as)
Cíntia Brito

Anônimo disse...

Bom, o que me deixou a pensar, após ler o post e os comentários, sendo professora, foi a inversão da situação. Que direitos asseguraria a professorinha da história, se fossem os "teens" que fotografassem ou filmassem a aula dela, para mostrar aos pais?

In Verbis disse...

Na minha opinião, Vanisa, o mesmo direito dos alunos, no caso inverso: NENHUM.

In Verbis disse...

Vamos aguardar se outros leitores têm outras opiniões. ;)

Anônimo disse...

Parabéns pelo assunto abordado. O conceito do que seja moral é muito relativo, pois o que pode ser imoral para uns, é moralmente aceito por outros. Quanto à questão da professora tirar fotos de seus alunos em determinadas "situações", para ela, pode ser até um ato sem importância, mas o que é para ela "determinadas situações ?" Esse simples ato poderá lhe causar uma tremenda dor de cabeça, já que incorre em invasão de privacidade, e além disso, lidar com menores, outra questão que deve ser tomada com devida cautela. Tudo deve ter limites, usar isso como forma de entregar o comportamento de seus alunos aos pais, poderá surtir efeito contrário. Concordo com os cometários feitos, deve-se ponderar muito bem essa questão, mas, sinceramente, se fosse comigo, se fosse eu a professora, pensaria mil vezes antes de fazer essa "brincadeirinha". Um grande abraço !!!

Nadja Marinho disse...

Esse negócio de foto em sala de aula é complicado...
Alguém já mencionou aí, mas não custa nada repetir: a Constituição, em seu art. 5º, incisos V, X e XXVIII, a, resguarda a imagem nos seus mais amplos aspectos. E, em decorrência disso, vai além dizendo que quem os violar tem o dever de indenizar.
No caso em comento, tanto a professora quanto os alunos pode e deve (grife-se) fazer valer de seu direito constitucional. Porém vale dizer que nem um nem outro pode sair por aí fotografando a seu bel prazer, salvo se houver prévia autorização - seja esta expressa ou tácita.
Para fins didáticos, particularmente, acho um máximo que a professora possa utilizar da tecnologia que a contemporaneidade nos propõe, de modo que vira mais um artifício para prender a atenção dos estudantes.

Anônimo disse...

Eu vim com muito interesse em ler este tópico pq além de advogada tb sou professora( no meu caso de faculdade).Bom dessa vez eu resolvi comentar...( uhuuuuuuu agora vc sabe q tem mais de 8 leitores heheeh).Não sei oq os alunos andam fazendo, mas todo aluno faz alguma coisa... sugiro que ela deva continuar nas confabulações "normais" de todo professor como matar, humulhar e dificultar a vida descontar na turma inteira e reprovar hehehehe. Algumas até dá para fazer e ninguém vai desconfiar ( só os alunos os coordenadores nunca!!!). Mas bater foto? bater foto é baixo demais,invadir a privacidade... e talvez até exposição da figura em âmbito internacional já que as fotos podem parar na internet!!. Professora que bate foto vai arder nos mármores do inferno ou quem sabe arder nas assembléias de condomínio.

Unknown disse...

Prezado Amigo. É verdade quanto aos empréstimos "Casados" mais na prática, nada funciona a nosso favor. Quando vc. vai fazer um empréstimo, o mesmo deve ser feitoonde vc tem conta, pois é mais fácil mais no assina aqui assina ali, lá está em letras que nem de LUPA conseguimos lêr e com isso lá está o tal seguro ! Se for para outro banco, mandam primeiro abrir uma conta, movimentar uns 6 meses, fazer capitalização, aplicações, e etc.. para depois darem o empréstimos mais com certeza, igual ao anterior. Fui gerente de Banco Anos e a culpa não é do gerente ou do escriturário e sim da própria instituição que já tem o formulário já preparado com o tal seguro rsrs. Abração e lhe aguardo. Cleto Moraes.:.