domingo, 10 de agosto de 2008

FIADORES DO FIES

Olá a todos.

Eu sempre acreditei que o dia dos pais, das mães, dos cachorros, das pedras, e afins são datas meramente comerciais. Dentre um monte de datas que comemoramos, respeito uma ou outra. O dia dos pais não é uma dessas datas. Aqui não cumprimento nem meu pai, e nem o velho faz questão disso. E eu também não farei quando tiver o meu herdeiro.

Mas não é porque tenho esse pensamento que vou deixar de respeitar aqueles que dão uma importância especial para a data de hoje (Estou começando a escrever este post no dia dos pais, às 1310, aproximadamente, mas certamente terei que parar daqui a pouco em virtude de compromissos dominicais - tenho que levar a minha avó na musculação e ajudar o filho de uma prostituta local a encontrar o pai dele) que vou discriminar aqueles que não pensam como eu.

Então, meus caros, àqueles que são pais, desejo que reflitam na oportunidade que Deus (ou Alá, ou Tupã, ou Odin, ou aquela energia cósmica, ou o universo, etc...) concedeu de confiar uma vida humana para que você possa ajudá-lo a caminhar e, quem sabe um dia, dominar o mundo fazer do mundo um lugar melhor). É a oportunidade de você alcançar a imortalidade, porque, se você fizer tudo direitinho, ele será a continuação dos seus passos por este planetinha que estamos destruindo.

Aos filhos, que você possa encontrar em seu pai um modelo. Não espere a perfeição, porque essa, só Deus consegue atingir. Se ele for um bom modelo, copie. Se não for, seja exatamente o contrário do que ele é. Se ele engravidou sua mãe e sumiu, que você possa ter a decência de não abandonar seu filho. Quer ser imortal? Então você vai precisar dele e ele vai precisar de você.

O assunto anterior rendeu poucos comentários. Mas... Pelo menos comentaram meu bonequinho do Simpsons. Hehehehehe. Meus agradecimentos à leitora Tania (sim, você está entre meus nove leitores).

Vamos à nossa dúvida de hoje que, coincidentemente, envolve um pai:

Bom, vamos a mais uma modesta contribuição ao blog que já se tornou minha leitura matinal obrigatória, depois do G1.com. Suponhamos a seguinte situação: Que eu tivesse tido um namorado e que no auge deste namoro, ele tivesse resolvido cursar uma graduação. Como não tinha grana, foi tentar o FIES.

Precisava então de um fiador. Conversamos então com os meus pais, que aceitaram de prontidão o "convite". Passados alguns meses, o namoro não engrenou, o dito cujo pirou o cabeção, perdeu o emprego, ingressou na boemia, parou de estudar (desistiu do curso). Enfim, para aqueles que achavam que uma celeste assembléia de condomínio era o inferno, sugiro fiar alguém.

Agora, mesmo sem ter concluído o curso (o que até valeria a pena pagar) meus pais têm o compromisso de pagar parcelas por longos anos, embora o "de cujus", de vez em nunca, paga algumas parcelas. Gostaria sinceramente de saber se posso livrar meus pais dessa. Há alguma forma de fazer com que eles deixem de ser fiadores? E o ex-namorado e/ou meu pai precisam pagar pelo financiamento que ele nem usou, pois não concluiu o curso?

Tudo bem, eu sei que errei. Mas preciso encontrar uma solução, porque embora eles não falem nada a respeito disso, sei que sofrem com esta situação. Gostaria que fosse apenas uma situação hipotética, como sugeri a priori, mas infelizmente, no meu show da vida, tem esse drama.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que você considera sua dúvida como uma contribuição ao blog. E É ISSO MESMO. Esse blog é escrito com muito mais de duas mãos. As dúvidas são a razão de ser desse blog. E eu dou apenas o pontapé inicial. Quem faz o gol mesmo é o pessoal que comenta. Por isso acho tão importante que os leitores comentem (todos os nove). Mesmo se não puder contribuir no assunto, apenas uma mensagem dizendo que falei besteira ou que aquilo que escrevi tem algum fundamento. Isso me ajuda a nortear o meu aprendizado (ou vocês acham que não aprendo aqui?).

Na minha visão, VOCÊ NÃO ERROU. O amor tem dessas coisas. A gente confia naquela pessoa que está do nosso lado. Amar é confiar. Se não deu certo, bola pra frente, ok? Deus tem coisa melhor pra você. Claro que você não deve encontrar um cara bonito e inteligente assim como eu. Pessoas que aliam a beleza de um deus grego e a inteligência de um Nobel de Química, como este que vos escreve, são raríssimos. Mas dá pra você encontrar algo que chegue perto.

Passado o momento modéstia, vamos à solução do problema. Acho que confundi o dia dos pais com primeiro de abril.

Para isso, você não precisa nem verificar lei alguma.

Primeiramente, precisamos entender o que é o FIES. Você já deve saber o que é, já que está passando por esta situação. Mas como alguém pode acabar caindo aqui nese blog, vou dizer sucintamente como funciona:

Seu namorado, Jofregundo, queria fazer um curso universitário. Mas não tinha o dinheiro todo. Então pediu ajuda ao FIES que é um programa da Caixa Econômica Federal que financia até metade das mensalidades do curso. Depois do término da faculdade, o bacharel paga essa metade no mesmo período em que terminou o curso, acrescido de juros. Então, se o curso dura 5 anos (como o de direito) e as mensalidades custam R$ 500,00, Jofregundo, seu namorado, grosso modo, e sem analisar as minúcias contratuais (que envolvem outras coisas), vai pagar R$ 250,00, por 5 anos e depois que se formar, vai pagar R$ 250,00, acrescidos de juros por mais 5 anos.

Só que isso não é à moda frufru. Tem uma certa ordem nisso tudo. O FIES não é feito de uma vez só. Ele é renovado semestralmente, juntamente com a matrícula semestral na faculdade. Então, se o Jofregundo saiu da faculdade no 3º período, ele vai ter que pagar 18 parcelas, e não 60. O que já melhora a situação das parcelas intermináveis.

Quanto à saída dos fiadores, ela pode ocorrer a qualquer tempo. Ou então ela pode ocorrer compulsoriamente, caso os fiadores percam a idoneidade cadastral, não comprovar a renda mínima ou falecer.

Recomendo que primeiro, você verifique no site da CEF (http://www3.caixa.gov.br/fies/), e verifique as informações. Depois, procure o Jofregundo e peça para ele procurar outra vítima pessoa para ser seu fiador. Depois, havendo possibilidade, basta trocar.

Grosso modo, é isso. Se eu puder fazer mais alguma coisa, entre em contato. Agora, deixe-me partir. Tenho que ajudar o filho de uma prostituta a achar seu pai. Se eu demorar a voltar, vocês já sabem o que houve.

Meu orkut: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15777895944769380734

5 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde,

Recentemente criei um novo o site, o "escritores de blogues" (para visualizar o site basta clickar no meu nome). Este site é uma rede social destinada a todos os escritores de blogues que o fazem em português. O objectivo é criar um espaço comum a todos para que seja facilitado o contacto e a visibilidade de novos projectos independentemente da ferramenta (blogspot, sapo, wordpress) que utilizam.

Neste sentido gostava de o convidar, e a todos os escritores de blogues que estiverem interessados. Para tal basta seguir o link e carregar onde diz "Join this network".

Muito obrigado pela atenção,

Melhores Cumprimentos,

Stran

Anônimo disse...

Parabéns pela postagem. As orientações foram bem explicitadas. Deve-se primero pesquisar no site da CEF e em seguida, resolver tão temerosa questão. É, realmente, o amor tem dessas coisas (rsrsrsrs), por isso, não sendo fria ou com falta de romantismo (isso eu tenho de sobra), mudando o velho ditado, "amores, amores, negócios à parte", é zelo !!! Pois ninguém sabe o dia de amanhã !!!

É isso aí !!!

Um grande abraço aos leitores e ao dono do blog.

Alexandra disse...

Olá.. tenho uma dúvida..
terminei minha faculdade, sendo que o último período foi pelo fies, pagamos os boletos da caixa econômica que chegavam pelo correio direitinho e agora chega uma carta da faculdade dizendo que estou devendo os últimos 4 meses do referido período..
realmente não sei o que fazer.. tenho 2 dias para ir à faculdade resolver isso .. e agora o que faço?? como devo proceder??

vc pode me responder pelo email??
obrigada!!!
abraçossss

alexandrafisio@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola, encontrei este blog procurando algum assunto sobre producao de provas relacionadas ao orkut.

Existe um perfil usado por uma pessoa (NAO ANONIMA nem FAKE) que quase diariamente esta me ameacando, injuriando e me difamando... tenho impresso todos as ofensa, fiz uma queixa crime contra o cidadao mas creio que os (arquivos impressos) nao sejam o suficiente, como produzir de forma VALIDA provas com o orkut ?

Anônimo disse...

Olá,
sua dica é muito boa.
Também achei um site que orienta sobre isso.
É um tal de Miguescriba.
Tem até um post sobre o fiador namorado ou noivo.
É hilário!