quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

DATA VENIA, EX POSITIS...

Olá, meninos e meninas.

Com o meu desaparecimento, meu número de leitores deve ter dado uma queda. Afinal, não são todos que sabem usar o recurso do RSS.

Agora devo ter uns 3 leitores (contando comigo).

Bem, o post de hoje é um pouco diferente dos outros. Hoje vou escrever mais lixo aqui e lixo que, dessa vez, não deve ajudar ninguém.

Algumas pessoas têm vindo aqui a este fórum e me criticado principalmente pela linguagem que uso aqui.

Eu me lembro de uma cena do filme "De volta para o futuro":



Por que a galera ficou olhando para ele com aquela cara? Certamente não foi porque ele quebrou tudo no palco. Hendrix botou fogo na guitarra dele, Kurt Cobain vivia quebrando instrumentos, e etc... Na verdade, o que aconteceu foi que ele fez um solo muito longo, típico da música progressiva. E o rock progressivo só tomaria corpo anos depois. Então, ele fez um solo muito à frente do tempo. É como se eu fosse com a minha banda para os anos 60 e tocasse uma música do Dream Theater. Ninguém ia entender muito.

Aqui não é diferente. Esse é um blog à frente do seu tempo. Hoje em dia, você vai a um escritório de advocacia e o advogado chega cheio de fumus boni juris e periculum in mora pra você. Você o contrata, porque se ele falou tão bonito é porque ele certamente é um bom advogado. Mas é justamente o contrário! O bom profissional é aquele que te faz pensar que aquilo que ele faz é fácil demais. Você tem que entender 100% do que ele fala. Tudo bem, um bom advogado não precisa escrever palavrão. Mas essa MERDA aqui é minha e eu escrevo o que eu bem entendo. Ninguém é obrigado a ler. Mas tenho certeza, se ficar e ler vai entender mais de Direito do que se fizesse um curso com um fumus boni juris da vida. Se o meu amado presidente fala sifu (e eu achei maravilhoso), também posso me expressar como bem entendo aqui.

Me lembro também do Mister M. Eu sou um Mister M do Direito. Lembro que quiseram até matar o Mister M (o nome dele na verdade é Val Valentino) porque ele contava os segredos das mágicas. Da mesma forma, tem gente que nem passou na prova da OAB mas ta puto da vida comigo porque eu escrevo e a galera entende. Faz o seguinte? Representa contra mim na OAB. E foda-se.

Desculpem o desabafo, mas é que tem muita gente que tem inveja de ver alguém fazer algo bem feito e fica escrevendo bosta.

Outra coisa: eu sou advogado. Se vier ler e/ou dar um contribuição positiva, me chame de Rafael, Rafa, ou algo assim. Se vier escrever merda, me chame de Dr. (DOUTOR) Rafael. Fiz por merecer. Até o Ministro da Justiça ou mesmo aquele seu tio desembargador é obrigado a me chamar assim. Grato.

Além disso, a partir de hoje, os (poucos) comentários serão moderados.

Próximo post está próximo e virá com dúvidas normais.


6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Rafael.
Tudo bem?
Ano passado (2007) fiquei desempregada e as contas foram acumulando então estou no SPC e Serasa.Neste período eu tinha um daqueles cartões de crédito da C&A/Mastercard, então quando eu recebia meu salário saia pagando a fatura e por isso não tinha conta em banco. Agora estou trabalhando de autônoma, com Buffs e decoração de festas, ocorre que alguns clientes querem fazer transferência ou depósito, mas eu não tenho conta corrente. Isso é uma situação lastimável, pq as vezes o cliente quer acrescentar algo no seu buffe e eu preciso do adiantamento e eles reclamam de vir trazer o valor pessoalmente. Então eu gostaria de saber se não existe um meio legal de se obter algo semelhante a uma conta salário, que fosse para autônomos. Pq assim ficaria mais fácil de administrar o meu trabalho. Estou me sentindo em um labirinto, pq preciso trabalhar para quitar as dívidas mas não consigo aumentar os lucros pq tenho dívidas...
Espero sua resposta.
Tatiana.
Pelotas_RS
Idade: Sério que eu tenho que responder isso??
rs rs rs
Tá bom, 29 mas tô gatinha.rs rs rs

Obrigada pela atenção e desculpe as piadinhas.
Bye.

Unknown disse...

Muito interessante o seu blog, continue com essa linguagem, não ligue para as criticas de pessoas despeitadas....
Continue assim.

Anônimo disse...

Dr. Rafael, não o conheço, estou descobrindo o "site" agora, mas, já cumprimentando o nobre colega advogado, gostaria de dizer que gostei da firmeza e, principalmente, da lógica do comentário! Tenha uma boa semana!

Anônimo disse...

Eu também sou advogado e em meu blog posto normalmente, sem firulas.

Linguagem forense é coisa de sustentação oral. Falar empolado nunca foi sinônimo de competência.

É o mesmo caso de bacharéis que nem tem OAB ou mesmo de estudantes de direito andando por aí de terno para parecerem importantes.

Eu só fui começar a usar gravata no dia seguinte ao que peguei o meu numero de OAB.

Antes disso é pedante demais.

Anônimo disse...

Bom dia !
Entrei no seu portal "data vênia" e , surpresa .Último post 10/2008.
Li todos. Não sou advogado mas,procuro por dizer da melhor forma do direito , a um Juiz de direito, que o atendimento à uma lei de meio ambiente e antes a Constituição não deve srvir , sob pena de desmotivar a outrem, para provar ser uma empresa poluidora e sim uma potencial puidora.Por , o dono , consciente dos seus deveres para com as gerações futuras ;cumpre a lei.Errando quem o argumento "se em em suas instalações equipamentos filtrante sentão está carecterizado que é poluidor e, então eve pagar insalubridade.
È essa a minha procura. Se puder ajudar. Agradeço.
Espero ver outros posts.
fraternais abraços.
Rodrigues

Dr. Claudinei disse...

Beleza Rafael...
Sou estudante do 5º semestre matutino de Direito na UNIFAI unidade vila Mariana São Paulo/SP.
Por uma casualidade qualquer da vida me deparei com o seu blog.
Seus comentários e orientações são pertinentes aos temas indagados e muito bem fundamentados.
Vou contribuir com o seu blog:

Um cidadão, Grande Othelo, trabalhador com carteira registrada há mais de vinte e cinco anos na mesma empresa e com um saldo de R$ 70.000,00 de FGTS resolve sacar esse dinheiro para comprar uma casa. Seis meses depois o mesmo é demitido *sem justa causa* de sua empresa. O caso é esse e a pergunta É:
O empregador vai pagar a multa de 40% sobre o saldo do FGTS baseado nos R$ 70.000,00 ou vai ter como base os seis meses que ele tem de depósito do FGTS após o mesmo ter zerado o seu saldo com a compra da casa própria.
Abraços.
Meu e-mail é xavier.clau@gmail.com

Sucesso.