sexta-feira, 3 de outubro de 2008

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Olá, meninos e meninas.
Continuo em Marte, mas já me parece que estou voltando. Ms por enquanto, a internet continua restrita.
Antes de mais nada, gostaria de agradecer ao pessoal da comunidade "O TJRJ ME DEIXA LOUCO" do orkut. Como vocês podem ver aqui e aqui, a galera me adora, além de dar uma grande audiência para o blog. Tem gente me mandando até a calcinha usada da mãe pra me homenagear.
Bem, com tempo restrito, só vim escrever um pouco sobre as eleições do próximo domingo.
A eleição é uma forma de exercer a cidadania e é uma ótima maneira de mudar algumas coisas no Brasil, no seu estado ou na sua cidade (como é o caso desta eleição). Então se ligue em algumas coisas:
1 - Não seja babaca. Esse lance de votar nulo e em branco não tem nada de revolucionário. Isso é coisa de adolescente emo que fica escutando Fresno em casa e se acha o próprio filho do capeta porque ouve "música pesada". Fazendo isso, você não estará "tentando destruir o sistema", como os seus amiguinhos do RPG disseram. Está ajudando o sistema a se perpetuar.
2 - Procure conhecer o histórico do candidato. Não vá votar no chefe do puteiro local só porque o cara é gente boa. Como já disse em posts anteriores, não se trata de um concurso de popularidade ou beleza. Ou seja, talvez o Crejuzélio do Açougue seja um grande comerciante, mas talvez não esteja preprado para o cargo de vereador.
3 - Você assistiu o horário político? Não?? E agora, cara pálida?? Como sabe os projetos dos candidatos? Nunca é tarde: visite os sites dos candidatos que têm home-page ou então veja os folders de papel que eles distribuem pelas ruas e todos têm o péssimo hábito de jogar no chão.
4 - Falando em projetos, aliás, você sabe para que serve um vereador? É simples: fazer leis para o município e fiscalizar o prefeito. SÓ ISSO. Então desconfie de candidatos a vereador com as seguintes propostas:
Quando for eleito, vou construir a creche municipal para os filhotes de
tubarões-martelo abandonados
Mentira. Vereador não constrói nada. Só faz leis e fiscaliza o prefeito.
Quando for eleito, vou aumentar a segurança em toda Maranguape
Mentira. A segurança pública é atribuição do ESTADO, e não do Município.
Quando for eleito, vou criar leis para aplicar o IPTU no bairro onde ele foi arrecadado.
Mentira. Isso é inconstitucional, então a lei nunca seria aprovada.
Quandu for eleitu, vol crear leiz pra acaba cum o tranzporti auternativo
Pode ser até verdade, mas se o cara não consegue escrever nem a proposta de governo corretamente, como vai fazer para editar leis para que eu e você possamos cumprir? Este aí será um grande gasto para o poder público com seu salário.
É mais ou menos isso. Galera, votem com consciência. Eu vou sair daqui de Marte só para votar. O meu voto é importante. O seu também.

2 comentários:

Nadja Marinho disse...

(ÊêÊêÊÊ primeira a comentar \o/)
Enquanto falastes do antes, vim aqui comentar o momento pós-eleitoral.
"Nunca na história desse País" as eleições municipais foram tão esquecidas pela mídia nacional e, repentinamente, lembradas em função da importância que terá para os conchavos, digo, alianças visando o pleito presidencial de 2010.
Dito isso, enfatizo as palavras utilizadas por ti, Rafael, ao dizer que o exercício do voto é a maior expressão da democracia e da emanação do poder do povo - mesmo que, por vezes, lembre de Nelson Gonçalves e frase por ele exteriorizada sobre o fato de que a unanimidade, que neste caso é a maioria, é burra. Destaco tal presságio mais em relação a minha cidade, Maceió, que elege a vereadora mais votada do Brasil, em termos proporcionais, a Heloísa Helena e também um tipinho que nem participou de sua campanha por estar, fri-se, preso.
No mais, cada eleição nos leva ao amadurecimento. Esta nos fez perceber que melhor que o judiciário, que perdeu uma oportunidade de mostrar serviço ao não considerar a impugnação da candidatura dos "fichas sujas", nós, cidadãos, é quem devemos fiscalizar aqueles que irá nos representar.

Abraço e volta logo de Marte!

Unknown disse...

Muito feliz sua postagem sobre as eleições. Adorei a abordagem clara e instrutiva do texto!

Beijos, volta logo de Marte!